Horizontes Culturais - Instituto Ecológica

Horizontes Culturais - Instituto Ecológica

Horizontes Culturais

Série de Documentários sobre Mudanças Climáticas

Transferência de Tecnologia
Conservação da Biodiversidade
Valorização do Saber
Desenvolvimento Comunitário Mudanças Climáticas Recursos Hídricos
Ecossistema Cerrado
Local Brasil
Enquadramento Legal Financiamento Nacional
Status do Projeto Concluído
Modalidade de Captação Exclusivo
Status de Captação Encerrado

Contexto Local

A série de documentários teve enfoque sobre o Cerrado brasileiro e a proteção da biodiversidade. Baseado no Protocolo de Kyoto, o projeto abordou as diferentes formas de recursos e ações individuais e de empresas na busca da melhoria dos impactos do desenvolvimento no meio-ambiente.  Horizontes Culturais teve enquadramento no Art. 18 da Lei Rouanet e foi aprovado pelo Ministério da Cultura. Como parceiro, o Instituto Ecológica contou com Investco. 

Descrição do Projeto

O projeto visou a produção de três documentários de média-metragem, com 26 minutos cada um: Horizontes Climáticos, Horizonte Sustentável e Horizonte Energético.

Em Horizontes Climáticos, foi ilustrado, por meio de uma série de entrevistas e imagens, como os recursos estão sendo percebidos entre empresários e a população de diferentes regiões e países através da participação institucional das Embaixadas da Itália, Suécia, Portugal e Áustria e do enfoque em as áreas de diferentes perfis econômicos e sociais no Brasil.

Horizonte Sustentável foi composto por uma série de entrevistas, no Brasil e no exterior, fazendo um retrato de como a questão do desenvolvimento sustentável vem sendo discutida e enfrentada, seus resultados, bem como análises sobre as perspectivas do futuro da humanidade relacionadas às diferentes visões do futuro ambiental.

Em Horizonte Energético foi analisada a dicotomia das consequências e perspectivas de longo prazo das construções de barragens considerando os benefícios e prejuízos econômicos, sociais, culturais sobre a população local e sobre a região, a partir dos testemunhos de seus protagonistas. 

Arquivos para Download

Resumo

Benefícios

  • Disseminação de conhecimento.
  • Fomento à discussão sobre clima.
  • Discussão sobre construções de barragens.

Componentes

  • Documentários.
  • Entrevistas.
  • Cerrado.
  • Desenvolvimento sustentável.