Corredor de Conservação - Instituto Ecológica

Corredor de Conservação - Instituto Ecológica

Corredor de Conservação

Corredor de Conservação da Biodiversidade do Araguaia

Conservação da Biodiversidade
Valorização do Saber Desenvolvimento Comunitário Transferência de Tecnologia Mudanças Climáticas
Recursos Hídricos
Ecossistema Cerrado e Amazônia
Local Ilha do Bananal/TO
Enquadramento Legal Financiamento Internacional
Status do Projeto Concluído
Modalidade de Captação Exclusivo
Status de Captação Encerrado

Contexto Local

A região da Ilha do Bananal, entre os estados de Tocantins e Mato Grosso, representa um dos importantes centros de endemismo de espécies para o Cerrado brasileiro. A biodiversidade da região apresenta peculiaridades como, por exemplo, ser a maior planície inundável dentro do bioma. Uma análise superficial indica que o estado de proteção legal da região é aparentemente satisfatório, pois existem duas áreas de proteção integral (Parque Nacional do Araguaia e Parque Estadual do Cantão), além de várias terras indígenas, mas a situação real não corresponde a esse quadro. Ao longo do tempo, o PN do Araguaia vem sendo reduzido pela ampliação das terras indígenas.

O projeto visa, portanto, estabelecer uma área de corredor ecológico na região da Ilha do Bananal, municípios de Marianópolis, Pium, e Caseara, no estado do Tocantins. O tempo de duração do projeto foi entre 2004 e 2006 e contou com a Conservação Internacional do Brasil.

Descrição do Projeto

Foram realizadas atividades de mapeamento da dinâmica de ocupação da terra no entorno da Ilha do Bananal e inventários da biodiversidade local (com ênfase em espécies endêmicas e ameaçadas). O projeto também promoveu a interação com órgãos estaduais e federais para auxiliar a implantação das unidades de conservação existentes e a criação de uma infra-estrutura local capaz de apoiar o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.

O desenvolvimento das atividades focou na disseminação do conceito do Carbono Social e a implantação de projetos que mostram às comunidades locais como obter benefícios a partir de uma série de atividades que ajudam a reduzir as emissões de carbono na atmosfera.

Arquivos para Download

Resumo

Apresentação do Projeto

Benefícios

  • Conservação da biodiversidade.
  • Pesquisa e desenvolvimento.
  • Disseminação de conhecimento.
  • Desenvolvimento sustentável das comunidades.

Componentes

  • Corredor ecológico.
  • Mapeamento da dinâmica de ocupação da terra.
  • Inventários da biodiversidade local.
  • Implantação de unidades de conservação.
  • Carbono Social.
Espécies de Mamíferos Identificadas
Registros de Armadilha Fotográfica
Espécies Ameaçadas