Estudantes lutam contra Mudanças Climáticas. Realizam Greve Global - Instituto Ecológica

Estudantes lutam contra Mudanças Climáticas. Realizam Greve Global

Sabedoria não, necessariamente, vem com idade.

Hoje, dia 15 de Março de 2019, sinais de uma nova geração politizada emergente nunca estiveram tão claros. Milhares de crianças e adolescentes não foram para aula nesta sexta-feira, mas não é pelo motivo que você está pensando.

Em mais de 100 países estão ocorrendo greves escolares, organizadas por jovens. No total, são mais de 2000 eventos. Os ativistas protestam para que seus governos os escutem. Sua mensagem é simples: o mundo precisa se unir para lutar contra mudanças climáticas e o governo precisa implementar medidas para que isso seja possível.

Alguns políticos criticaram a greve, alegando que horas escolares não deveriam ser desperdiçadas com coisas do gênero. Os protestantes, obviamente, não se importaram. Frustrados por não possuírem uma voz política, e com as mudanças climáticas próximas de causar danos irreversíveis, a solução dos alunos se materializou em forma da greve.

O movimento começou com um protesto solitário em Setembro de 2018. Foi realizado por Greta Thunberg, uma adolescente sueca de 15 anos. Greta acaba de ser indicada para o prêmio Nobel da paz.

Hoje, após meio ano, ocorre a maior ação já organizada pelos jovens.

Leia a matéria original: https://www.theguardian.com/environment/2019/mar/15/its-our-time-to-rise-up-youth-climate-strikes-held-in-100-countries

Acompanhe os estudantes ao vivo: https://www.theguardian.com/environment/live/2019/mar/15/climate-strikes-2019-live-latest-climate-change-global-warming