Sustentabilidade Energética - Instituto Ecológica

Sustentabilidade Energética - Instituto Ecológica

Sustentabilidade Energética

Programa de Sustentabilidade Energética para o Setor Cerâmico

Mudanças Climáticas
Conservação da Biodiversidade Valorização do Saber
Desenvolvimento Comunitário
Transferência de Tecnologia
Recursos Hídricos
Ecossistema Cerrado
Local Tocantins
Enquadramento Legal Financiamento Nacional
Status do Projeto Concluído
Modalidade de Captação Exclusivo
Status de Captação Encerrado

Contexto Local

O projeto visa a diminuição do efeito estufa e da pressão dos efeitos florestais causados pela produção de materiais cerâmicos no estado do Tocantins. O efeito da exploração não seletiva de madeira para a produção desses materiais tem alimentado uma crescente preocupação com o equilíbrio ecológico e com as penas previstas na legislação ambiental. A atividade de extração de madeira pode ser realizada de forma sustentável e contínua, através de um sistema de manejo baseado na regeneração natural e no plantio de mudas de espécies nativas. Desse modo, é fundamental a elaboração de um plano de manejo que englobe o planejamento da exploração, a aplicação de tratos silviculturais e o monitoramento da vegetação, para que os impactos negativos da exploração sejam minimizados e a produção madeireira garanta a sustentabilidade do setor. Com duração entre 2007 e 2009, a iniciativa contou com parceiros como Sebrae, Sindicer e Senai.

Descrição do Projeto

O projeto consiste na realização de um diagnóstico ambiental e capacitação dos empresários, visando buscar novas fontes energéticas para o uso racional dos recursos florestais e responsabilidade social. O estudo procura dimensionar os fluxos de carbono nas áreas destinadas a a atividade ceramista por meio de estudos de geoprocessamento, identificando a linha de base para projetos desta natureza, bem como o potencial de geração de créditos de carbono relacionados às atividades florestais.

Alguns resultados: sistematização, processamento e análise dos dados coletados em campo; elaboração do estudo do uso e ocupação das áreas-objeto do projeto; identificação da cobertura vegetal característica de cada região impactada; identificação do nível de modificação da paisagem na região; conhecimento da atual situação do impacto sobre o solo, vegetação e dos corpos hídricos; levantamento dos passivos social, ambiental e econômico; capacitação dos ceramistas para melhor aproveitamento dos recursos naturais; apresentação da alternativa de substituição de lenha de Cerrado pela casca de arroz, reduzindo emissão de gases poluentes; elaboração de projetos de reduções de emissões de carbono para obtenção de créditos de carbono; relatório contendo as necessidades energéticas de 68 indústrias cerâmicas em todo o Tocantins.

Arquivos para Download

Apresentação do Projeto 

Benefícios

  • Redução de emissão de gases poluentes.
  • Contribuição na preservação do Cerrado.
  • Melhoria da imagem do setor na sociedade.
  • Geração de renda e emprego.

Componentes

  • Queima com combustíveis alternativos.
  • Capacitações.
  • Carbono Social.
  • Créditos de carbono.
  • Sustentabilidade energética.