SOCIALCARBON VCUs agora podem ser emitidos no APX VCS Registry - Instituto Ecológica

SOCIALCARBON VCUs agora podem ser emitidos no APX VCS Registry

30 de Janeiro de 2015

Primeiro projeto SOCIARBON registrado no APX é também primeiro projeto SOCIALCARBON na Índia

APX, Inc. e Instituto Ecológica anunciaram esta semana um acordo que permite a emissão de Verified Carbon Units (VCUs) com a certificação SOCIALCARBON no APX VCS Registry. A parceria expande as opções de registro disponíveis para os desenvolvedores de projetos de redução de emissões certificados pelo SOCIALCARBON Standard.

O primeiro projeto a utilizar o processo foi o 4.50 MW Akkihebbal Mini Hydel Scheme, da Cauvery Hydro Energy Ltd. Localizado no estado de Karnataka, na Índia, o projeto hidrelétrico é um esquema de run-of-river de  4.5MW que gera cerca de 13 GWh de energia renovável a cada ano, contribuindo para a redução de emissões de carbono.

No entanto, energia limpa e renovável não é o único produto dessa iniciativa. Uma parte do recurso financeiro gerado pelo projeto vai para o financiamento de um programa local que oferece ensino secundário e superior gratuito a crianças carentes. Outros impactos positivos são a criação de empregos, doações de caridade e o estabelecimento de uma área de plantação de árvores.

Todas essas atividades adicionais resultaram na primeira certificação SOCIALCARBON na Índia. O SOCIALCARBON Standard funciona como um padrão adicional destinado a quantificar o desempenho social, ambiental e econômico de projetos de carbono.

A empresa Carbon Clear é a principal apoiadora do projeto e de acordo com o gerente de projeto Olivier Levallois: “Estamos apoiando projetos para certificar com o SOCIALCARBON, pois acreditamos que é uma forma rigorosa e progressiva de se tornar responsável pelos impactos e receber reconhecimento pelos esforços contínuos em direção a uma sociedade mais inclusiva”.

O Akkihebbal Hydropower Scheme também está certificado pelo Verified Carbon Standard (VCS). A Emergent Ventures International Pte. Ltd. foi a empresa contratada para monitorar e certificar os co-benefícios do projeto para o SOCIALCARBON Standard.