Projetos SOCIALCARBON são selecionados para participar de compensação de emissões durante a Copa do Mundo 2014 - Instituto Ecológica

Projetos SOCIALCARBON são selecionados para participar de compensação de emissões durante a Copa do Mundo 2014

1 de Julho de 2014

Com a maior movimentação de pessoas no Brasil, principalmente quanto a voos e automóveis para transporte pelas cidades sedes de jogos, as emissões de gases de efeito estufa aumentam. Pensando nisso, algumas organizações fizeram parcerias para anular os efeitos nocivos dessas emissões por meio da aquisição de créditos de carbono, e temos muito orgulho de ver projetos SOCIALCARBON selecionados para participar dessa ação.

Adquirindo créditos de carbono, uma empresa compensa as emissões de gases poluentes em um local através da remoção ou prevenção de emissões em outro local. O sistema funciona de modo que, ao comprar créditos, uma empresa investe diretamente em um projeto de baixo carbono. Com o SOCIALCARBON, a ideia é trazer não só impactos ambientais positivos para o país, como também oferecer benefícios sociais e econômicos para as comunidades locais.

Uma das empresas que adquiriram créditos com o selo VCS+SOCIALCARBON foi a TAM Linhas Aéreas em parceria com a Sustainable Carbon, uma das desenvolvedoras acreditadas pelos SOCIALCARBON Standard. O objetivo é compensar as emissões dos voos da companhia durante a Copa. Segundo Claudia Sender, presidente da TAM Linhas Aéreas, a empresa está compensando mais de cinco vezes as emissões correspondentes ao aumento dos voos domésticos durante o torneio (são 750 novos voos). A compensação está sendo feita com créditos vinculados a seis projetos de empresas de cerâmica no Brasil, as quais trocaram combustíveis fósseis por biomassa renovável, diminuindo significativamente a emissão de gases do efeito estuda. Além disso, os projetos trazem ações sociais para aproximadamente cinco mil pessoas das comunidades locais, como investimento em educação, esporte e saúde. Os projetos selecionados encontram-se nos estados de São Paulo, Pernambuco, Tocantins, Alagoas, Ceará e Rio de Janeiro.

A FIFA (Federação Internacional de Futebol) também compensou emissões adquirindo créditos de carbono VCS+SOCIALCARBON. Segundo site oficial, “o portfólio de projetos de baixo carbono no Brasil foi cuidadosamente selecionado, juntamente com o programa de gestão de carbono sem fins lucrativos BP Target Neutral. Todos os projetos passaram por um rigoroso processo de licitação e cumprem os padrões definidos pela International Carbon Reduction and Offsetting Alliance (ICROA)”. O grupo de projetos de cerâmica escolhido pela FIFA é composto por quatro projetos individuais no Rio de Janeiro, Tocantins, Alagoas e Pernambuco. Os projetos substituem madeira nativa como  por resíduos de madeira de plantações renováveis, além de contribuir com causas locais, como programas para crianças com câncer, centro de reabilitação para usuários de drogas e um time de futebol feminino.

Para mais informação sobre essas compensações, visite o site da revista online da TAM www.tamnasnuvens.com.br/revista/site/ e o site oficial de compensação da FIFA https://worldcupoffset.fifa.com/pt/initiate. Para mais informações sobre o SOCIALCARBON Standard, visite o site www.socialcarbon.org ou mande um e-mail para info@socialcarbon.org. Se você já conhece o SOCIALCARBON, nos mande um e-mail e divida a sua história!