Projeto da UGT pelos povos indígenas fecha parceria com Instituto Ecológica - Instituto Ecológica

Projeto da UGT pelos povos indígenas fecha parceria com Instituto Ecológica

Do site da UGT 

Nesta terça, 9, Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), firmou parceria com o Instituto Ecológica, por meio de seu diretor executivo e vice-presidente, Divaldo Rezende, em prol do projeto “Ilha do Bananal – Desenvolvimento Local”, desenvolvido no Tocantins pela UGT, o Solidarity Center e os povos indígenas.

Pelo acordo, o Instituto passa a ser um parceiro na captação de recursos para o projeto, cujo objetivo é promover a capacitação da população indígena das etnias Javaé e Karajá, das aldeias Txuiri e Canuanã, para que possa gerir seu próprio processo de desenvolvimento.

O projeto, que teve início em 2015, visa, ainda, à geração de emprego, trabalho e renda, contribuindo para a formação de uma comunidade autossustentável por meio do fortalecimento da cidadania e inserção socioeconômica no contexto da conservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Trata-se de uma ação inédita no mundo sindical brasileiro.

“A UGT nasceu com alguns princípios, especialmente o da cidadania. Participamos de muitas atividades relacionadas à sustentabilidade, ao clima, aos povos indígenas e temos muito orgulho de projetos como este”, falou Patah.

Também participaram da reunião o diretor do Instituto de Altos Estudos (IAE) e assessor da Secretaria de Finanças da UGT, Roberto Nolasco; Helen Silvestre, economista do IAE; Marina Silva, assessora para Relações Internacionais da UGT; e Emílio Bernat, consultor para o desenvolvimento da plataforma de captação de recursos “Project for Earth”.