Degelo causando menor reflexão de calor no ártico - Instituto Ecológica

Degelo causando menor reflexão de calor no ártico

A perda de neve e cobertura de gelo são as principais razões para uma redução na capacidade do Ártico de refletir o calor, e não a fuligem, como se pensava anteriormente. A capacidade do Ártico de refletir o calor é determinada por algo conhecido como efeito albedo. Esta é uma medida de quão bem uma superfície, como neve ou gelo, faz a luz solar retornar ao espaço.

Os cientistas dizem que a fuligem não é o principal contribuinte, uma vez que os níveis caíram recentemente, enquanto o aquecimento continua. A região do Ártico aqueceu significativamente desde a década de 1980, até três vezes a média observada em outras partes do mundo. Grande parte desse aquecimento foi atribuída à redução do efeito albedo da superfície.

Quando a luz solar atinge uma superfície branca, como neve e gelo, há maior reflexão no espaço sem aquecer o ambiente ao redor do que quando a luz atinge uma superfície mais escura. Assim, superfícies mais escuras tendem a absorver mais calor. À medida que o efeito albedo no Ártico é reduzido, há um efeito de feedback positivo porque, quanto mais a região aquece, mais e mais cobertura de gelo e neve são perdidas. Como resultado, mais áreas escuras são deixadas expostas à luz solar.

 

Fonte: https://www.bbc.com/news/science-environment-50381328