Ecotropical - Instituto Ecológica

Ecotropical - Instituto Ecológica

Ecotropical

Centro de Conhecimento em Biodiversidade Tropical

Transferência de Tecnologia
Conservação da Biodiversidade
Valorização do Saber
Desenvolvimento Comunitário Mudanças Climáticas Recursos Hídricos
Ecossistema Cerrado
Local Taquaruçu/TO
Enquadramento Legal Financiamento Nacional
Status do Projeto Concluído
Modalidade de Captação Exclusivo
Status de Captação Encerrado

Contexto Local

O Centro Ecotropical, localizado no município de Taquaruçu, no Tocantins, tem como foco o desenvolvi­mento de pesquisas interdisciplina­res sobre a biodi­versidade dos diferentes ecossiste­mas e relação com mu­danças climáticas. O cen­tro tem por objetivo fo­mentar o intercâmbio entre jovens cientistas interna­cionais e brasilei­ros. O centro foi implementado em 2007 em parceria com: Instituto Energias, Universidade de Aveiro, Ministério da Ciência e Tecnologia, Fundação Universidade do Tocantins, Ibama, Naturatins, Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Celtins, Investco e Eletronorte.

Descrição do Projeto

O Centro de Pesquisas em Biodiversidade Tropical oferece ao público uma estrutura de campo para coleta de dados, aulas de campo, encontros, workshops, turismo científico, entre outros. Sua estrutura conta com sala com 10 computadores; biblioteca; laboratório de taxonomia de plantas e animais; dois dormitórios com banheiros, com capacidade para um total de 16 alunos; dois dormitórios com banheiros, com capacidade para um total de 4 orientadores; restaurante; cozinha e lavanderia.

O projeto visa implementar um centro de conhecimento voltado para o desenvolvimento de pesquisa, treinamento e capacitação; estabelecer um centro de documentação e biblioteca que concentre todas as informações geradas na região; promover o intercâmbio e a interação entre comunidade, pesquisadores nacionais e internacionais e a sociedade civil; desenvolver ações que valorizem a conservação da biodiversidade; maximizar a efetividade de programas de conservação através de interação de resultados científicos.

Arquivos para Download

Apresentação do Projeto

Benefícios

  • Conservação da biodiversidade.
  • Pesquisa e desenvolvimento.
  • Disseminação de conhecimento.
  • Interação entre comunidade, pesquisadores nacionais e internacionais e a sociedade civil.
  • Mitigação das mudanças climáticas.

Componentes

  • Pesquisa.
  • Treinamentos.
  • Centro de documentação e biblioteca.
  • Intercâmbio de informações.